top of page

DIA A DIA

Promoção da leitura realizada pela escritora Carolina Cordeiro.

Patrono da Biblioteca

 

Emanuel Jorge Botelho, patrono da nossa biblioteca, honrou-nos com a sua presença, numa das reuniões de trabalho e disponibilizou-se a colaborar com a biblioteca, a nosso convite, em data a anunciar oportunamente.

 

 

 

No dia 5 de fevereiro, das 08:30h às 10:00h decorreu uma Aula Aberta com o escritor, António Avelar Pinho, no Fórum da Escola Básica Integrada Canto da Maia.

Estiveram presentes as turmas do 6.º 1, com as docentes Lurdes Ferreira e Filomena Morais, bem como a turma do 5.º 4, com as docentes Madalena Soares e Cecília Alvernaz.

Sexta feira, seis de fevereiro, na Biblioteca EMANUEL JORGE BOTELHO, no edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia, viajamos pelas palavras, através da escrita, da leitura, da música, da pintura... 
Alguém, uma vez disse: "O tempo é o que dele fazemos" e fizemos magia, no tempo em que estivemos e fomos cúmplices de um "Outro Lado" e de uma outra forma de estar e vivenciar, experiências e diferentes saberes, onde os alunos foram os protagonistas, apoiados por um empenhado grupo de pessoal docente e não docente, numa partilha de diferentes saberes, a quem deixo o meu profundo agradecimento. 
Bem hajam a todos!

 

O evento promovido na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, no edifício sede, da Escola Básica Integrada Canto da Maia, teve como convidado o conceituado e já premiado escritor Pedro Almeida Maia, que desenvolveu uma ação, no âmbito da promoção do livro, da leitura e da escrita, com as seguintes turmas: o 6.º 1, o 5.º 14, o 5.º 15 e o 4.º A.

Nas palavras do próprio Pedro Almeida Maia: " A minha ação de divulgação incluirá as obras de ficção “Bom Tempo no Canal - A Conspiração da Energia”, que aborda, em jeito policial, as questões da liberalização da energia geotérmica nos Açores, e “Capítulo 41 - A Redescoberta da Atlântida”, que fundamenta a possibilidade de outros povos terem visitado os Açores antes dos descobridores portugueses, e de os Açores poderem ser o que resta da Atlântida perdida, descrita por Platão."

Os alunos foram presenteados com criativos colares, brincos e porta-chaves confecionados nas oficinas do Projeto Enlace, que apoiou este evento.

Na passada sexta feira, dia seis de março, na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede, da EBI Canto da Maia viveu-se a magia do Ser.
Sendo a vida muito mais para além de um programa curricular, despertou-se para aquilo que é essencial – a alquimia interior. Essa fantástica criação, acessível a todos nós. 
Fez-se silêncio, fora e dentro, serenou-se a respiração, abriu-se espaço ao novo elixir. ...
Estes meninos foram poetas na sua própria poesia, foram alquimistas no seu laboratório interior…

A escritora Ana Isabel Ferreira presenteou o Núcleo de Santa Clara, dinamizando um evento, com muita música, e com base na história, do livro da sua autoria: "A viagem do Pai Natal aos Açores". Foi uma iniciativa de caráter pedagógico, divulgada por um canal de televisão local.

As Escritoras Cristina Quental e Mariana Magalhães apresentaram os livros, "Onde Vamos Hoje", da sua autoria e ilustrações de Sandra Serra, que já conta com onze livros publicados, ao que se seguiu uma breve resenha de como começou todo o percurso e processo de escrita de ambas.

Foram projetadas e comentadas as imagens do livro "Onde vamos Hoje-Ciclo do Chocolate, cuja história foi lida na integra.
No final, as escritoras, sortearam um livro por turma.

A ação foi valorizada com a contribuição dos "Vicentinos Chocolates Artesanais", que gentilmente ofereceu chocolates a todos os participantes.

A coordenadora da Biblioteca EJB e o Conselho Executivo desta Unidade Orgânica agradecem a colaboração generosa da D. Graça Cabral, dos "Vicentinos Chocolates Artesanais" que encantaram todos os participantes neste evento de promoção da escrita e leitura.

Music
bottom of page