
ESCOLA BÁSICA INTEGRADA CANTO DA MAIA
BIBLIOTECA EMANUEL JORGE BOTELHO
Livro gentilmente oferecido e autografado pela escritora Carolina Cordeiro.
S
Ana Rita Afonso nasceu em 1962, em Lisboa.
Professora Licenciada em Design e com pós-graduação em Produção Visual pelo IADE. Reside na Região Autónoma dos Açores.
Exerceu cargos de gestão administrativa e pedagógica na Escola Preparatória de Arrifes.
Colaborou, como Designer Gráfica, na editora SIGNO.
Criou um dos primeiros Ateliês de Serigrafia nos Açores.
Colaborou nas Oficinas de Arte do Centro de Educação Especial dos Açores.
Coordenou a Ludoteca da EBI Canto da Maia.
Foi responsável pela ligação do Projeto da Escola EBI Canto da Maia aos Serviços Educativos do Museu Carlos Machado.
É docente no quadro da Escola Básica Integrada Canto da Maia

Escritora
Laudalina Estrela
Uma das futuras atividades será desenvolvida, em data a anunciar, pela Dra. Laudalina Estrela. Entretanto já decorreu uma reunião preparatória.

Escritora Carolina Cordeiro
Na passada quinta feira, dia 22 de janeiro, entre as 8:30 e as 10 horas, a escritora Carolina Cordeiro marcou presença na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, (edifício sede), no âmbito do Plano Anual de Melhoria da Biblioteca, desenvolvendo uma ação de promoção do livro e da leitura e da escrita. Foi uma honra recebê-la na nossa biblioteca.
A escritora Carolina Cordeiro, que também é professora e formadora esteve com os alunos do 6.º 10 e do 5.º 7, na presença das diretoras de turma, a Dra. Maria de Lurdes Araújo e Dra. Helena Pereira. O docente da de português de ambas as turmas, o Dr. Octávio Santos também participou na atividade.
Foi também endereçado convite a todos os docentes dos conselhos das turmas abrangidas, que tivessem disponibilidade no seu horário.
Foi uma honra e um privilégio para esta comunidade educativa receber na biblioteca EJB a criativa, dinâmica e reconhecida escritora, Carolina Cordeiro.

Aníbal C. Pires nasceu em 1956, em Castelo Branco. Professor desde 1974/75. Licenciado em Ensino de Educação Tecnológica e com pós-graduação e Mestrado em Relações Interculturais pela Universidade Aberta. Reside desde 1983 na Região Autónoma dos Açores.
É professor da EBI Canto da Maia e ao longo da sua carreira profissional exerceu diferentes cargos de gestão pedagógica e administrativa.
Exerceu diversos cargos como dirigente associativo desportivo e foi fundador, dirigente e colaborador de diversas ONG’s no campo das migrações e relações interculturais.
É fotógrafo amador, tendo realizado e participado em várias exposições. Mantém colunas semanais de opinião em vários OCS da Região Autónoma dos Açores.
É, desde 2005, Coordenador Regional do PCP Açores, tendo sido eleito, nas listas da CDU, Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na IX Legislatura (2008-2012) e X Legislatura (2012-2016).
Outras publicações: Imigrantes nos Açores – representações dos imigrantes face às políticas e práticas de acolhimento e integração, Edições Macaronésia, Ponta Delgada, 2010
Aguarelas criadas por Ana Rita Afonso que irão acompanhar e inspirar as atividades a desenvolver na ação de promoção da leitura e escrita do próximo dia 6 de fevereiro na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, no edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia.




A ação de promoção da leitura e escrita dinamizada pelo Dr.Aníbal Pires e pela Dra. Ana Rita Afonso, ambos docentes da Escola Básica Integrada Canto da Maia, irá decorrer na próxima 6.ª feira e será enriquecida por declamação de poemas do livro "O outro lado" por alunos do 6.º 6, cuja professora de português é M.ª do Carmo de La Cerda Gomes, que também declamará.
Os alunos terão oportunidade de explorar a técnica de aguarela com o apoio das docentes de EVT, Ana Catarina Fernandes e Graça Tomé. O evento será abrilhantado com acompanhamento musical, a cargo da docente de Educação Musical, maria Paula Campos, ao piano, e dos próprios alunos que tacarão flauta.
Estarão em exposição as aguarelas, da autoria de Ana Rita Afonso que ilustraram o livro "O OUTRO LADO - Palavras livres como o pensamento", com poemas de Aníbal Pires.
Pedro Almeida Maia é um dos escritores que marcará presença na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, no edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia, no próximo dia doze de fevereiro, pelas 10:30 horas.
Será desenvolvida uma ação, no âmbito da promoção do livro e da leitura, com o 6.º 1, o 5.º 14, o 5.º 15 e o 4.º A.
Será uma honra receber, na Escola Básica Integrada Canto da Maia, um autor com créditos firmados e reconhecidos no campo da literatura.
Dados Biográficos
Pedro Filipe Almeida Maia nasceu a 29 de junho de 1979 na cidade portuguesa de Ponta Delgada.
É autor dos romances de ficção policial "Bom Tempo no Canal – A Conspiração da Energia", vencedor do prémio Letras em Movimento 2010, e "Capítulo 41 – A Redescoberta da Atlântida", que inspirou o espetáculo de dança “Atlântida". Também escreveu o drama "Nove Estações", selecionado para a Mostra LabJovem 2014.
Na poesia, venceu o prémio Discover Azores 2014, com "Vinhas e Epigeus". Foi considerado Escritor do Ano 2014 pelo jornal Correio dos Açores.
Participa, como coautor, na série de livros infantis da psicologia "Vamos Sentir com o Necas", que integra o Panorama Editorial de 2015 do Boletim do Núcleo Cultural da Horta e o Plano Regional de Leitura 2014/2015 (Açores).
Assina as crónicas "Pavilhão Auricular" e “Cronicista", além de já ter contribuído para os jornais Terra Nostra, Fazendo, Diário Insular, Correio dos Açores, Açoriano Oriental, Mundo Lusíada (Brasil), e Portuguese Times (EUA).


NOTÍCIAS & EVENTOS
Nas palavras do próprio Pedro Almeida Maia:
" A minha ação de divulgação incluirá as obras de ficção:
“ Bom Tempo no Canal - Conspiração da Energia”, que aborda, em jeito policial, as questões da liberalização da energia geotérmica nos Açores, e
“Capítulo 41 - A Redescoberta da Atlântida”, que fundamenta a possibilidade de outros povos terem visitado os Açores, antes dos descobridores portugueses, e de os Açores poderem ser o que resta da Atlântida perdida, descrita por Platão."

No próximo dia 6 de março, pelas 12:00, na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho será dinamizada uma ação de promoção do livro e da leitura pela autora e ilustradora de "Alquimia de uma alma", Helena da Ponte. A atividade será dirigida às turmas 5.º 7 e 5.º 12.
Helena da Ponte nasceu a 14 de maio de 1977, na ilha de S. Miguel, nos Açores. Cresceu no meio de dois irmãos e duas irmãs, sendo a filha mais nova.
Em comunhão com a essência da ilha, desde da infância que vive envolvida pela magia atlântica de ser ilhéu.
Em 2009, após uma experiência terapêutica, vivenciou um despertar de consciência. Iniciou-se, então na meditação, no yoga e no reiki.
A escrita surge nessa altura como algo emergente e necessário. Foi no Xamanismo que em 2011, sentiu o caminho da sua alma. Este reconhecimento despertou-lhe para uma nova dimensão, permitindo uma profunda identificação do seu Ser e o resgate da sua essência.
É licenciada em Biologia e Geologia e atualmente é professora de Matemática e Ciências da Natureza.
Desenvolveu no espaço escolar iniciativas ligadas ao conhecimento científico, Empreendedorismo e Cidadania.
Paralelamente à sua atividade profissional tem desenvolvido projetos que promovem o desenvolvimento integral do Ser no âmbito da meditação, do xamanismo, da dança intuitiva e do sagrado feminino.

Segundo a autora, "Será uma apresentação adaptada ao público alvo. Será proposto o embarque numa viagem sensorial, uma experiência "alquímica" de sensações, percorrendo, para o efeito, os temas que compõem o livro, a saber: Silêncio, Harmonia, Sonho, Liberdade, Caminho, Ecos de Essência e Vida.
"Alquimia de um alma" é um livro para sentir. Sentir cada palavra, cada pincelada de cor e refletir, de forma consciente, sobre essa vivência. Integrar essa experimentação no seu próprio ser e depois manifestá-la em ação. Assim seja permitido pelo laboratório interior de cada um."

Próximos Eventos:
Ação de promoção do livro, da leitura e da escrita
Convidadas: Escritoras Cristina Quental e Mariana Magalhães
Data: segunda feira, dia 16 de março, pelas, 09:30 horas
Local: Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede de EBI Canto da Maia
Destinatários: Alunos de três turmas, do 4.º ano de escolaridade, do Núcleo de santa Clara
As escritoras, após receção, darão início à sessão com a apresentação da Coleção "Onde Vamos Hoje", da sua autoria e ilustrações de Sandra Serra, que já conta com onze livros publicados, ao que se seguirá uma breve resenha de como começou o todo o percurso e processo de escrita de ambas.
Serão projetadas e comentadas imagens sobre o Ciclo do Chocolate.
De seguida, haverá um momento de conversa aberta, onde haverá lugar à entrevista direta.
No final, as escritoras, sortearão um livro por turma, o que agradecemos antecipadamente.
A ação será enriquecida com a presença de uma representante dos "Vicentinos Chocolates Artesanais", que, gentilmente, oferecerá chocolates a todos os participantes e exporá os seus produtos.

Cristina Pacheco Arruda Quental nasceu a 19 de novembro de 1983, em Ponta Delgada.
Licenciou-se em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores, em 2007. Trabalha na Cooperativa de Ensino "A Colmeia", desde setembro de 2009.
É coautora, com Mariana Magalhães, das coleções Onde Vamos Hoje e Heróis Açorianos.
Mariana Oliveira Martinho Cabral de Magalhães nasceu a 2 de novembro de 1971, em Lisboa. Licenciou-se em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação João de Deus, em 2002. Trabalha na Cooperativa de Ensino "A Colmeia" desde setembro de 2007.
É coautora com Cristina Quental das coleções Onde Vamos Hoje e Heróis Açorianos.
É autora dos livros digitais "A Princesa Malcriada" e "O banho e o duche". É coautora com duas colegas das lendas " O Pirata das ilhas de Bruma" e "Lenda das Sete Cidades."
No próximo dia 17 de abril, pelas 12:00 horas, na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia, será dinamizada uma atividade, baseada no livro "Querida avózinha", com a presença da presidente da Associação Alza, Dra. Berta Cabral do Couto, e da Dra, Cristiana dos Santos, psicopedagoga e coordenadora do Centro de Alzheimer S. Miguel, que elucidará os presentes sobre o que é a doença e as implicações que tem na vida do paciente, e daqueles que o rodeiam, fazendo da patologia um problema social, ao qual todos devemos estar sensíveis.





No próximo dia 23 de abril, pelas 10:30 horas, será assinalado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia, com a presença da educadora e escritora Ana Caldeira. Durante a sessão, será feita uma leitura dinamizada e comentada do livro da sua autoria: “Engle, a menina da Atlântida”, pela atriz Maria Simões, ao som da música de Paulo Bettencourt. De seguida, haverá lugar a uma conversa aberta com a escritora, onde serão partilhadas questões sobre o conto e o processo de escrita do mesmo. A biblioteca, neste projeto, conta com uma parceria com o Núcleo de Educação Especial/Projeto Enlace, da qual resultará a confeção de uma lembrança, para os alunos presentes, simbolizando o dia e a história apresentada. Desde já fica um reconhecido agradecimento. Teremos a honra de ter, como convidado especial, o patrono da biblioteca, o conceituado professor e escritor, Emanuel Jorge Botelho.
DADOS BIOGRÁFICOS:
Ana Maria Caldeira nasceu no ano de 1958, em Lisboa. Reside nos Açores, na cidade de Ponta Delgada, desde 1998.
Estudou em Lisboa, na Escola Superior de Educação Maria Ulrich, tendo-se especializado, mais tarde, em Educação Especial pela Universidade dos Açores.
Influenciada sobretudo pelo seu pai, desde muito cedo ganhou o gosto pela literatura. Dedicou-se essencialmente aos géneros do conto e da poesia. Participou nos Concursos de Poesia organizados pelas Câmaras Municipais de Almada e Grândola, bem como no Concurso Lusófono da Trofa “Conto Infantil-Prémio Matilde Rosa Araújo”.
Foi-lhe atribuída uma menção honrosa, pelo Sindicato dos Professores da Região Açores, nos Jogos Florais de 1999.
O seu poema dedicado a Timor, foi publicado no Jornal Correio dos Açores, em 1999.
"Engle, a Menina da Atlântida", foi o seu primeiro conto publicado.


Para assinalar o Dia do Jornalista, a biblioteca do Jardim de Infância de Santa Clara recebeu Osvaldo Cabral, Diretor Executivo do Jornal Diário dos Açores, para uma aula sobre jornalismo, durante a qual as crianças tiveram a oportunidade de colocar questões.
O jornalista explicou às crianças alguns aspetos da sua atividade profissional e do fenómeno da comunicação, nos dias de hoje. Houve ainda lugar à visualização de um powerpoint, sobre o assunto, da autoria da Educadora de Infância Rita Bonança.
O jornalista convidado disponibilizou alguns exemplares de um jornal em branco, desafiando o grupo para a criação de um jornal.
A atividade revelou-se muito interessante e esclarecedora, da temática em questão. A escola agradece a disponibilidade do jornalista Osvaldo Cabral, tendo sido um privilégio receber uma figura com méritos reconhecidos a nível da comunicação social local.

A Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede, no âmbito da promoção do livro, da leitura e da escrita tem previsto para segunda feira, dia 4 de maio, pelas 10:30 horas um evento que conta com a presença das escritoras Cristina Quental e Mariana Magalhães, autoras da coleção “Heróis Açorianos”.
Nesta atividade, que incidirá sobre a figura de Pedro Pauleta, serão contempladas três turmas do segundo ciclo, nomeadamente, o 5.º 1, o 5º 3 e o 5.º 6.
Este evento conta com o apoio da Fundação Pauleta, que nos presenteará com três livros e com três bolas, autografadas pelo prestigiado jogador açoriano, e dos Vicentinos Chocolates Artesanais, com a oferta de um bolo representativo da capa do livro dedicado a Pauleta.
Fica registado um reconhecido agradecimento a ambos os parceiros.



No âmbito da dinamização de uma ação de promoção de cidadania ambiental, a Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, no edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia, no próximo dia 15 de maio, sexta feira, pelas 09:20 horas, receberá a Dr.ª Susana Medeiros, Coordenadora de Processos do Departamento de Segurança no Trabalho e Ambiente da INSCO - Insular de Hipermercados, SA.
Tendo por base o “Guia de Boas Práticas Ambientais”, lançado pelo Grupo Sonae, será realizada uma ação de sensibilização aos alunos das turmas 5.º 3, 5.º 10 e 6.º 2 sobre alguns temas atuais, como a higiene ambiental, a reciclagem e o desperdício alimentar.






DADOS BIOGRÁFICOS:
Susana Patrícia Carreiro Medeiros nasceu a 29 de Março de 1974, em N. S. Rosário, Lagoa. Licenciou-se em Biologia, Ramo Ambiental e Evolução, pela Universidade dos Açores, em 2001.
Em 2003 especializou-se na área de Segurança no Trabalho. Trabalha na INSCO – Insular de Hipermercados S.A., desde Agosto de 2010. É responsável pelo Departamento de Segurança no Trabalho e Ambiente da INSCO.
No próximo dia 28 de maio, pelas 10:30 horas, a autora Maria Ana Forjaz Carreiro é convidada da Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia.
Esta ação de promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura, terá por base a sua obra “Jardim dos Cedros” e destina-se a duas turmas do segundo ciclo: o 6.º 7 e o 6.º 8.
Da ação constarão as seguintes atividades:
I Parte
-
Apresentação da autora;
-
Breves palavras sobre o livro (objetivos);
-
Espaço aberto às questões dos alunos (diálogo);
-
Projeção de filme (DVD)/ Powerpoint;
-
Leitura de alguns excertos do livro;
-
Apresentação dos trabalhos dos alunos durante as aulas (trabalho de grupo).
II Parte
-
Sorteio de um livro por turma;
-
Sessão de autógrafos.


DADOS BIOGRÁFICOS:
Maria Ana S. Forjaz de Sampaio Carreiro, nasceu em Ponta Delgada, a 29 de abril de 1950. Em 1954, inicia o seu percurso escolar no colégio A Colmeia, na classe Infantil e aí permanece até terminar a 4ª classe. Em 1960, inicia o ensino secundário no Liceu Nacional de Ponta Delgada, o qual terminaria em 1967.
No mesmo ano, inicia o curso de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa tendo concluído a licenciatura em 1972, na Faculdade de Letras de Coimbra para onde se havia transferido.
Começa a sua vida profissional, em 1974, como professora na Escola Avelar Brotero, em Coimbra e, três anos mais tarde, inicia o estágio profissional na Escola Poeta Manuel da Silva Gaio, em Coimbra.
Em 1987 regressa, definitivamente, a S. Miguel tendo lecionado primeiro na escola Roberto Ivens e Escola Preparatória de Lagoa, tendo sido orientadora de estágio de Língua Portuguesa após ter ficado efetiva na escola preparatória da Ribeira Grande.
Dois anos mais tarde, em 1989, foi professora efetiva na Escola Básica Integrada Canto da Maia, até ao momento da sua reforma .
Durante este largo tempo esteve muitos anos ligada à orientação de estágios pedagógicos e integrados.
Publicou dois livros: o primeiro em 2004 intitulado Jardim dos Cedros e o segundo O Fogo em 2014.
Já iniciou também uma pequena colecção de livros infantis intitulados, respetivamente: A Cadelinha Dádá; O Natal da Cadelinha Dádá; Dádá vai a Lisboa.


No próximo dia 5 de junho, sexta feira, a Dr.ª Laudalina Estrela é convidada da Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, no edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia.
Tendo por base o poema “O Medo” de Carlos Drummond de Andrade, será dinamizada, entre as 8:30 horas e as 10:00 horas, uma aula aberta dirigida aos alunos das turmas 6.º 2 e 6.º 3, abordando a temática “medos”.
Nas palavras da própria convidada "Tendo como ponto de partida, o poema O Medo de Carlos Drummond de Andrade, contarei uma história para falar do(s) Medo(s), apontando Coragem, Compaixão e Conexão, os 3C's como trilogia da Arte da Imperfeição de ser. E, como Ser aluno implica perceber que Bullying (afrontamento) e resiliência, condutas relacionadas com violência escolar, são o binômio catalisador contra o Medo de ser e de agir, da discussão na aula que será espaço de interação e de criação dum texto poético "com frases avulso usando a técnica de Chuva de Ideias". Finalmente, os alunos usando um Mapa de Caminho Difícil, escreverão as Metas que procuram chegar no futuro.


Laudalina Estrela é licenciada em Estudos Anglo - Americanos pela Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa e Mestre em Ciências da Educação pela universidade De Brock, Canadá.
Já escreveu para o jornal Mundo Açoreano e para o blog RTP Comunidades.
Participou na série televisiva Crónica de Gente Esquecida nos Açores.
Foi presidente da Associação Cultural Edmundo Machado Oliveira e Stella Maris, no Canadá.
Gosta de contar histórias e de escrever. Pretende publicar um livro de contos e poesia brevemente.
No âmbito do Curriculo Regional, subordinado ao tema O MAR E A BALEIA, projeto interdisciplinar 2013 – 2015, será lançado o livro "A Minha Baleia", escrito e produzido pelos alunos do 6.º 6, cuja diretora é a docente Ana Rita Afonso, em colaboração com todo o conselho de turma. O lançamento terá lugar na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, no edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia, no próximo dia 8 de junho, pelas 18:00 horas.
O prefácio do livro é da responsabilidade de Emanuel Jorge Botelho, patrono da nossa biblioteca, e as ilustrações, e textos, são da autoria dos alunos, fruto do trabalho realizado ao longo destes dois anos letivos.
Esta ação contará com a presença dos docentes do conselho de turma, ativamente envolvidos neste projeto, e com os pais e encarregados de educação dos alunos, também convidados para o evento.

No próximo dia 11 de junho, quinta feira, pelas 18:00 horas, terá lugar no Auditório do Centro Cívico de Santa Clara o lançamento do livro em formato digital "Cozinhado de Palavras de A a Z", da autoria dos alunos do Jardim de Infância de Santa Clara, com idades compreendidas entre os 2 e os 7 anos.
O projeto insere-se no âmbito do Plano Anual das Bibliotecas Escolares, sob coordenação pedagógica das Educadoras de Infância Natália Teixeira, Rita Bonança e Maria Azevedo.
Veja o livro aqui:
https://drive.google.com/file/d/0B2NAM2IfGhd2VVBaSmNUQWFEdzg/view?usp=sharing


Nas palavras do dinâmico diretor de turma do 4.º 23, professor Carlos Pontes, "A partir da escolha de dois versos do poema de José Carlos Ary dos Santos "Aprender a Estudar" (poema este trabalhado em contexto de sala de aula) os alunos teriam de construir um poema, tendo em conta algumas das características do texto poético, não sendo obrigatória a rima.
Após a apresentação e leitura dos treze poemas em sala de aula, cada aluno votou nos quatro poemas que mais lhe agradaram."






Conversa sobre Livros, Leitura e Biblioteca
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Escola Básica Integrada Canto da Maia recebeu o patrono da biblioteca, o prestigiado professor Emanuel Jorge Botelho, para uma "Conversa sobre Livros, Leitura e Biblioteca".
O encontro, dirigido a alunos do 1.º e 2.º ciclo, decorreu no polivalente da escola sede, no dia 22 de outubro, pelas 10:30 horas e contou com a presença do vice-presidente, Fábio Neves, em representação do Conselho Executivo, da coordenadora da RRBE, Ana Isabel Serpa, da presidente do conselho pedagógico, Maria do Carmo Gomes, da coordenadora dos diretores de turma, Cecília Alvernaz, a quem agradecemos, bem como a todos os docentes que corresponderam ao convite e marcaram presença com os alunos. Um grande bem haja a todos, em especial, aos alunos que têm imprimido uma grande dinâmica à biblioteca.
No final do evento, foi atribuído a dois alunos o prémio "Utilizador +", referente ao mês de setembro, do qual constava o livro "A Minha Baleia", da autoria dos alunos do ex 6.º 6, oferecido pela sua, então diretora de turma, Ana Rita Afonso.
Fica registado um agradecimento a todo o pessoal não docente, que, de uma forma ou de outra, contribuiu para a realização deste evento! Obrigada a todos!





Feira do Livro 2015
No âmbito do Mês das Bibliotecas Escolares, de 26 a 30 de outubro, realizar-se-á uma Feira do Livro, na Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede da Unidade Orgânica da Escola Básica Integrada Canto da Maia.
Este evento, que resulta de uma parceria com a Livraria Solmar, na pessoa do Sr. José Carlos Frias, a quem agradecemos toda a colaboração, decorrerá durante o horário de funcionamento da biblioteca (das 08:30h às 17:00 horas).






"Estórias e Estigmas - vítimas e papões e a receita que já não há"

No âmbito das comemorações do mês das bibliotecas escolares e do ProSucesoo, a Escola Básica Integrada Canto da Maia recebeu hoje, dia 28 de outubro, o Dr. Ricardo Ávila, da Direção Regional da Cultura, para a realização, em duas sessões, da ação denominada "Estórias e Estigmas - vítimas e papões e a receita que não há".
Tendo em conta a dinâmica a imprimir à atividade, o local escolhido foi a sala de reuniões. As turmas contempladas foram as seguintes:
- Das 08:30h às 10:00 horas, a turma 6.º 4, cuja diretora é a docente Cecília Alvernaz. Os alunos foram acompanhados pelos professores de EVT, Alberto Dutra e Ana Rita Afonso;
- Das 10:30h às 11:50 horas a turma 6.º 2, cuja diretora é a docente Maria Paula Campos. Os alunos foram acompanhados pela professora de português, Antónia Macedo.
Estiveram presentes, em ambas as sessões, o vice presidente, Fábio Neves, em representação do Conselho Executivo, a psicóloga Catarina Rosa, coordenadora do SPO, bem como a coordenadora da biblioteca escolar, Isabel Botelho.






Poemas da autoria dos alunos do 4.º SJ 23 - DT: Carlos Pontes - Parte II
TEMA: A LIBERDADE







"Encontro com a escritora Elsa Serra"
No próximo dia 6 de novembro, sexta feira, pelas 14:00 horas, terá lugar na EB1/JI de São José um encontro com a escritora Elsa Serra, autora do livro "Ungali" que servirá de mote à atividade.
Este evento conta com a participação de seis turmas do 2.º ano de escolaridade, num total de 115 alunos, sendo:
- 3 turmas do núcleo de São José, a escola anfitriã: 2.º 16, DT - Natividade Costa; 2.º 17, DT - Noémia Amaral; e 2.º 18, DT - Teresa Furtezinho;
- 3 turmas do núcleo de Santa Clara: 2.º 31, DT - Adelaide Garcia; 2.º 32, DT - Ana Paula Fragoso; e 2.º 33, DT Maria Soares.






"Natal em Mindfulness"
No passado dia 19 de novembro, quinta feira, pelas 10:30 horas, a Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede da Escola Básica Integrada Canto da Maia, realizou um evento de promoção da leitura, cujo mote foi o livro “Natal em Mindfulness”, da autoria de Gabriela Silva (que dinamizou a ação) e de Raquel Vila, ilustradora.
Este encontro, cuja temática se reportou aos valores associados ao Natal, contemplou quatro turmas do segundo ciclo (5.º 8, 5.º 11, 5.º 12 e 6.º 13), num total de 46 alunos, acompanhados pelos docentes Ana Dias, Carlos Ribeiro, Glória Andrade, Suzete Amaral e José Martins.
No final da sessão foram sorteados quatro livros, um por turma, havendo lugar a uma pequena sessão de autógrafos. A convidada ofereceu ainda um exemplar à biblioteca e às alunas vencedoras das rúbricas "Utilizador +" e "Leitor +", referente ao mês de outubro: Isabel Rodrigues, do 4.º 23 (DT: Carlos Pontes) e Helena Rodrigues, do 5.º 7 (DT: Daniel Martins), respetivamente.
O nosso muito obrigada à escritora e a todos os que participaram na atividade!






Encontro com a escritora Rita Taborda Duarte
A Escola Básica Integrada Canto da Maia, numa parceria da Biblioteca Emanuel Jorge Botelho e da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD), participou com seis turmas no “Encontro com a escritora Rita Taborda Duarte”, promovido e realizado no auditório da própria BPARPD, no dia 26 de novembro. Duas turmas participaram na sessão da manhã e quatro na sessão da tarde, acompanhadas por professores das turmas em questão, a quem fica registado um agradecimento pelo empenho, conforme o seguinte escalonamento:
Sessão das 10:00 horas: - 5.º 1 (docente e D.T. Graça Tomé); 5.º 3 (docente e D.T. Ana Rita Afonso);
Sessão das 14:30 horas: - 6.º 1 (docente Maria Paula Campos); 6.º 2 (docente Vanda Carvalho); 6.º 4 (docente e D.T. Cecília Alvernaz) e 6.º 13 (docente Maria da Conceição Gonçalves).
As obras que serviram de mote às sessões foram: "A verdadeira história da Alice" e "O tempo canário e o Mário ao contrário".
No final de cada sessão, como forma de reconhecimento pela participação, a nossa biblioteca foi agraciada com um conjunto de livros, sendo um dos títulos "Teófilo Braga - Para além do horizonte azul" da autoria de Rita Taborda Duarte. O outro livro, bilíngue, foi "O Urso Polar com Patilhas" de Joseph M. Faria. A escola agradece oferta da BPARPD, que contribui para enriquecer o acervo da biblioteca. Foi sorteado um livro, "Teófilo Braga - Para além do horizonte azul" , da autoria de Rita Taborda Duarte, por cada turma presente, também oferta da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Fica registado um reconhecido agradecimento à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, que tão bem nos acolheu e a todos os professores que acompanharam as turmas àquela biblioteca, proporcionando a tantos alunos um momento único de estarem "cara a cara" com Rita Taborda Duarte, autora de várias obras para adultos e crianças, sendo uma escritora conceituada e detentora de um prestigiado prémio. Um bem haja a todos!



Ação de promoção do livro e da literacia da leitura - Livro: "A minha baleia"
No passado dia 2 de dezembro, a Biblioteca Emanuel Jorge Botelho recebeu, como convidada, a docente desta escola, Ana Rita Afonso, e um grupo de jovens, agora alunos do 7.º ano de escolaridade, coautores do livro "A minha baleia", publicado no ano letivo transato. Para este encontro, que se realizou entre as 12:00 horas e as 13:35 horas, foram convidados os seguintes alunos: Ana Sofia Dias; Margarida Garcia; Beatriz Melo; Bernardo Alves; Catarina Caçador; Leonor Rodrigues; Leonor Câmara; Luísa Vieira; Maria Pereira; Pedro Anglin; Sofia Ganhão;Tiago Almeida e Alexandre Resendes.
Participaram nesta atividade de promoção das literacias da leitura e da escrita as turmas 5.º 2, 5.º 5 e 5.º 9, acompanhados pelos docentes Isabel Botelho, Eduarda Arruda, Manuela Silveira, António Canotilho, Cremilde Seixas e Suzete Amaral, a quem fica registado um agradecimento.




Ação de promoção do livro e da literacia da leitura - Livro: "A Viagem do Pai Natal aos Açores"
A Biblioteca Emanuel Jorge Botelho recebeu Ana Isabel Ferreira, autora do livro "A Viagem do Pai Natal aos Açores", no passado dia 9 de dezembro, quarta feira.
Esta ação de promoção do livro e da literacia da leitura, que decorreu entre as 10:30h e as 12:00 horas, foi dirigida a três turmas, nomeadamente:
- Ao 4.º 41, acompanhado pela diretora de turma Ângela Dâmaso;
- Ao TPCA 22, acompanhado pela diretora de turma Ana Liseta Paiva;
- Ao 5.º 7, acompanhado pelo diretor de turma, Daniel Martins, e pela docente Isabel Melo.
A atividade contou com pequenas surpresas, como a interpretação de canções por alunos das dinâmicas docentes Ana Paiva e Ângela Dâmaso. Um grupo de alunas desta última professora presenteou-nos com uma linda coreografia de uma das canções do livro de Ana Isabel Arruda Ferreira, que serviu de mote às atividades.
Graça Cabral, dos Vicentinos Chocolates Artesanais, apoiou o evento com a oferta de "bolachinhas de Natal", entregues, no final da atividade, a todos os alunos presentes.
Agradecemos a participação e o empenho de todos.





Exposição/Workshop de Escrita Criativa:
Originais de Zaida Ponte
A Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede da Unidade Orgânica da Escola Básica Integrada Canto da Maia, realizará uma exposição de obras originais da Artista Zaida Ponte, de 11 a 15 de janeiro, durante o horário de funcionamento da biblioteca. Tendo por inspiração algumas das telas expostas, realizar-se-à no dia 14, quinta feira, durante o período da manhã, um Workshop de Escrita Criativa, dinamizado pela escritora Carolina Cordeiro.
Esta ação conta com uma parceria com o Projeto Enlace.




Encontro com a escritora
Margarida Fonseca Santos
O Núcleo da EB1/JI de Santa Clara, cuja coordenadora é a professora Teresa Rocha, recebe a conceituada escritora Margarida Fonseca Santos, no próximo dia 20 de janeiro, quarta feira, entre as 09:00 e as 10:30 horas, numa ação integrada no Plano ProSucesso/Ler+.
Serão contempladas as turmas 4.º 38 e 4.º 40, acompanhadas pelos seus professores/diretores de turma António Barreto e Lorena Mota, respetivamente.
Como é hábito em todas as sessões organizadas pela Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, no final do encontro será sorteado um livro, da autoria da escritora, por cada turma presente.


Ação de Promoção das Literacias da Música e da Leitura
Com Pilar Silvestre e Paulo Bettencourt
A Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, da Escola Básica Integrada Canto da Maia, recebeu, como convidados, os artistas Pilar Silvestre (voz) e Paulo Bettencourt (música) para uma atividade de promoção das literacias da música e da leitura, com recurso ao repertório da música tradicional açoriana, no passado dia 27 de janeiro, quarta feira, pelas 08:30 horas.
Neste encontro foram contempladas três turmas: o 5.º 3, o 6.º 13 e o 6.º 14, acompanhados pelas docentes Maria de Deus Lima, Isabel Botelho, Eduarda Arruda, Ana Paula Decq Mota, Conceição Gonçalves e Fátima Melo.
No final da atividade foram entregues os prémios às alunas vencedoras das rúbricas "Leitor +" e "Utilizador +", referentes ao mês de dezembro.



Cancro: Sensibilização e Prevenção



Assinalando o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, no passado dia 4 de fevereiro, quinta feira, pelas 10:30 horas, no Polivalente, estiveram presentes na Escola Básica Integrada Canto da Maia, elementos da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
As convidadas, a Dra. Verónica Amaral, a Professora Doutora Maria Manuela Raposo, bem como a Dra. Charo Castillo dinamizaram uma ação subordinada ao tema “Cancro: Sensibilização e Prevenção”.
A sessão, organizada pela Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, com a anuência do Gabinete de Apoio e Promoção da Saúde Escolar, foi aberta a toda a comunidade educativa.
Inscreveram-se para esta atividade as seguintes turmas:
- 4.º 23, acompanhada pelo docente Carlos Pontes;
- 4.º 24, acompanhada pela docente Manuela Lopes;
- TPCA 22, acompanhada pela docente Ana Liseta Paiva
- 5.º 1, acompanhada pelas docentes Graça Tomé e Ana Catarina Fernandes;
- 6.º 2, acompanhada pela docente Maria Paula Campos;
- 6.º 7, acompanhada pela docente Cecília Alvernaz;
- 6.º 13, acompanhada pelo docente José Martins;
- 6.º 15, acompanhada pela docente Maria de Lurdes Araújo.

O Livro da Semana - Biblioteca Emanuel Jorge Botelho
(De 15 a 21 de fevereiro)
A Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede, criou uma nova rúbrica designada "O Livro da Semana", que consta do destaque de um livro, na biblioteca escolar, nos links públicos e num cartaz a anunciar a obra selecionada, onde constará a sinopse do livro, bem como os dados biográficos dos autores/ilustradores.
Os livros serão escolhidos de entre os constantes no Plano Regional de Leitura e no Plano Nacional de Leitura, sendo que esta semana o livro em destaque é "O Barco de Chocolate - Contos para Crianças e não Só", da autoria de Cristina Norton e ilustrações de Danuta Wojciechowska.
O livro poderá ser trabalhado em contexto de sala de aula, por exemplo nas disciplinas de cidadania e DPS.
Mais informações:
-
"A gota de chuva" - http://www.contosehistorias.com/imagens/mailsfiles/1208/A%20Gota%20de%20Chuva%20-%20Cristina%20Norton.pdf
-
"A cobra má" - https://www.youtube.com/watch?v=xGkxOg4qYH0
-
"Assembleia de coelhos" - http://www.contosehistorias.com/imagens/mailsfiles/1615/Assembleia%20de%20Coelhos%20-%20Cristina%20Norton.pdf
-
"A estrela envergonhada" - http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115152010600/nova/biblioteca/historias/A%20estrela%20envergonhada.pdf

O Livro da Semana - Biblioteca Emanuel Jorge Botelho
(De 22 a 28 de fevereiro)
A Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, edifício sede, criou uma nova rúbrica designada "O Livro da Semana", que consta do destaque de um livro, na biblioteca escolar, nos links públicos e num cartaz a anunciar a obra selecionada, onde constará a sinopse do livro, bem como os dados biográficos dos autores/ilustradores.
Os livros serão escolhidos de entre os constantes nos Planos Regional e Nacional de Leitura.

Encontro com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho
No âmbito do Plano ProSucesso/Ler +, no passado dia 1 de março, decorreram três encontros com o conceituado escritor e ilustrador Pedro Seromenho. A Escola Básica Integrada Canto da Maia esteve representada, com turmas do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridades, dos cinco Núcleos do 1.º Ciclo, participando nos três encontros, conforme calendarização do cartaz, num total de cerca de 460 alunos.


Ação de Promoção das Literacias da Leitura e da Escrita, com Elsa Gouveia e Alexandra Castela
A Biblioteca Emanuel Jorge Botelho recebeu, no passado dia 8 de março, as conceituadas professoras Alexandra Castela e Elsa Gouveia, autoras da coleção: "Um Lugar Chamado Açores", composta por duas obras, designadas: "Descobrimento e Povoamento dos Açores" e "Terra de Baleeiros", em que a curiosidade de um adolescente desperta para o conhecimento de alguns aspetos particulares da História dos Açores.
Os textos são ilustrados por uma das suas autoras, Elsa Gouveia, a qual desafiou os participantes desta sessão a recriar de forma original algumas passagens.
As convidadas, a quem se juntaram cinco alunos do Colégio de São Francisco Xavier, apresentaram a sua coleção, dinamizando, posteriormente, uma atividade que recaiu sobre o segundo título publicado: "Terra de Baleeiros". A ação, contemplou três turmas, 6.º 1 (DT Helena Amaral), 6.º 9 (DT Isabel Costa) e 6.º 12 (DT Maria Antónia Suzano), acompanhadas das docentes Ana Isabel Canto e Castro,Eduarda Arruda e Isabel Botelho, e decorreu entre as 14:35 e as 16:00 horas.



Recital de Poesia
A Biblioteca Emanuel Jorge Botelho promoveu um Recital de Poesia, para assinalar o Dia Mundial da Poesia, na qual participaram alunos do 5.º 7, o 5.º 8 e o 6.º 4, acompanhados, respetivamente, pelas docentes Isabel Botelho e Cecília Alvernaz, diretora da última turma referida e também coordenadora dos diretores de turma.
A sessão, que privilegiou a intervenção dos alunos, os quais leram poemas por eles escolhidos, de entre os clássicos da literatura portuguesa e interpretaram, cantando, o poema de Florbela Espanca "Ser Poeta", teve lugar no dia 18 de março, sexta feira, entre as 10:30 e as 12:00 horas.
Como convidados, honrou-nos contar com a presença do patrono da biblioteca, o conceituado professor, escritor, poeta e cronista, Emanuel Jorge Botelho, que teceu breves palavras sobre o que é a poesia e ser poeta, bem como da Dra. Laudalina Estrela, uma apaixonada pelas letras e pela escrita. Ambos leram poemas à sua escolha.
Da sessão constou ainda a leitura, em "voz-off", por Nelson Cabral (ator), de três textos poeticos, escritos pela mão de Aníbal Pires, ilustrativos de três aguarelas da autoria de Ana Rita Afonso, docente de EVT desta escola.



Intercâmbio com os alunos da International Charter School
A International Charter School, escola situada em Pautucket, Rhode Island, e a Dra. Gabriela Silva, escolheram, entre as bibliotecas do Concelho de Ponta Delgada, a Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, como anfitriã do encontro de um grupo de 15 alunos daquela prestigiada escola bilingue, com a turma 4.º 23, cujo diretor é o dinâmico professor Carlos Pontes, e 9 alunos do 5.º 11 e do 5.º 12, no tempo de DPS, o que muito honra a Escola Básica Integrada Canto da Maia.
As professoras Julie Nora, diretora da escola, Helena S.Oliveira, professora do kindergarten, Matilde Relvas, professora do 1º ano, Silvia Lima, professora do 3º ano e Hannah Cambio, professora de música, acompanharam os alunos: Thatiana Pereira, Maya Martins, James Valentine, Leah Dossantos, Maia DaCosta, Ethan DaCosta, Mayah Santos, Serena Sousa, Laura Abdula, Isaias Semedo, Nicholas Figueiredo, Perissa Sousa, Ariela Pimentel, Mael DeSousa, Emma Laquinta.
Cátia Andrade, a criativa professora de inglês desta Unidade Orgânica, teve a seu cargo a preparação das atividades desenvolvidas, antes e durante o encontro, num trabalho conjunto com o professor titular da turma 4.º 23, Carlos Pontes, a equipa da biblioteca, e os colaboradores desta Unidade Orgânica. Tiago Apolinário, do Centro de Artes e Oficios Juvenil e Patricia Maciel, foram responsáveis pela confeção de lembranças a entregar aos participantes


Sessões de Poesia com Sandra Fernandes
Sandra Fernandes foi a escritora convidada pela Biblioteca Emanuel Jorge Botelho para dinamizar um conjunto de cinco Sessões de Poesia no Jardim de Infância da EB1/JI de São José no passado dia 20 de abril de 2016, 4.ª feira, das 09:00 às 15:00 horas, e, quatro sessões a alunos de quatro turmas do Jardim de Infância da EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado, a 26 de abril, 3.ª feira, das 09:00 às 12:00 horas.
Sandra Fernandes é autora das obras “Pedaços de Uma Mulher” (2012), “Meu Porto, Meu Abrigo” (2014), “Rosas Versus Espinhos” (2015)e “Poesia no Jardim” (2015), que dinamizará cinco sessões.
O público alvo, no dia 20 de abril, foi os alunos das cinco turmas do Jardim de Infância do Núcleo da EB1/JI de São José, a saber:
- JI 8, Educadora Maria Salomé Pavão
- JI 9, Educadora Ana Cristina Sousa
- JI 10, Educadora Piedade Moura
- JI 11 Educadora Maria Isabel Costa
- JI 12, Educadora Alice Oliveira
No dia 26 de abril foi a vez de serem contempladas as seguintes turmas do Jardim de Infância da EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado:
- JI 42, Educadora Susete Oliveira
- JI 44, Educadora Maria José Caldeira
- JI 45, Educadora Irene Santos
- JI 46, Educadora Maria Livramento Silva
Fica registado um agradecimento a todos os intervenientes, em especial a Sandra Fernandes, a escritora que amavelmente se disponibilizou para colaborar com a nossa Unidade Orgânica.
Resta informar que todo o produto das vendas dos livros "Poesia no Jardim" reverte inteiramente para o Centro Social e Paroquial de São Pedro.



"O Livro da Minha Vida",
com Graça Ventura Moniz
Graça Ventura Moniz foi convidada da Biblioteca Emanuel Jorge Botelho para dinamizar uma ação subordinada ao tema “O Livro da Minha Vida”, tendo por base livros da coleção “Os Cinco”, de Enid Blyton, que marcaram a sua infância.
A atividade decorreu na EB1/JI de Ramalho e destinou-se aos alunos do 4.º 7, cuja docente titular é Helena Azevedo.

